A Aliança do Pacífico e a importância das relações bilaterais entre Brasil e Peru.
Escrito por Samuel
de Jesus em 2013.
A Aliança do
Pacífico é formada por México, Peru, Chile e Colômbia. Essa aliança possui
cerca de 40% do PIB da América Latina. É o segundo maior bloco econômico da
América Latina em exportações, ficando atrás apenas do MERCOSUL. A Aliança do
Pacífico foi fundada oficialmente em 06 de junho de 2012, em Antofagasta no
Chile durante a 4ª Cúpula da Aliança do Pacífico. Nesta data, os presidentes
dos países-membros assinaram o Quadro-Acordo do bloco. São observadores da
Aliança do Pacífico os seguintes países: Austrália, Canadá, Equador, Espanha,
França, Guatemala, Honduras, Japão, Nova Zelândia, Panamá, Portugal, Paraguai,
República Dominicana, El Salvador e Uruguai.
Atualmente, a
Aliança do Pacífico já é o nono maior bloco econômico, possui 209 milhões de
habitantes, 35% do PIB da América Latina, estimado em US$ 2,0 bilhões e com um
PIB per capita de aproximadamente US$ 10.000. Concentra 50% do comércio
latino americano com o mundo. Disponível
em: http://alianzapacifico.net/que_es_la_alianza/valor-estrategico/
Extraído em: 04/09/2013.
Tudo isto
devido às potencialidades da região que compreende
grande parte do oceano Pacífico chamada Bacia do Pacífico. Essa Bacia forma um
triângulo aproximado entre a costa oeste dos Estados Unidos, Austrália e Nova
Zelândia e o leste asiático. Na região do oceano Pacífico encontram-se também
outras potências econômicas como a China e Japão. A china na última década aumentou
sua influência política e militar no planeta. Também se encontram Austrália e
da Nova Zelândia e os chamados Tigres Asiáticos como a Coreia do Sul e
Taiwan. Possui importantes portos como o de São Francisco (EUA), Vancouver
(Canadá), Yokohama (Japão), Pusan (Coreia do Sul), Xangai e Cantão
(China), Cingapura (Cingapura) e Sidnei (Austrália). Disponível em: http://alianzapacifico.net/paises/paises-observadores/
Extraído em: 04/09/2013.
A aliança do pacifico
poderá representar uma dificuldade à projeção continental Brasileira, afinal
está gerando novos protagonistas da América do Sul como Colômbia, Peru e Chile.
O Brasil deve entender esse novo momento. Diante dessa conjuntura, o país
deverá ampliar seus tratados e parcerias com os países sul-americanos banhados
pelo Oceano Pacífico como o Peru. A
construção da aliança estratégica Brasil – Peru completa neste ano, de 2013,
seus 10 anos. Essa aliança é responsável pela articulação do Brasil à Bacia do
Pacífico, afinal o Peru é membro do Fórum Ásia-Pacífico (APEC). A
construção conjunta da Estrada Transoceânica que permite o aceso do Brasil ao
Pacífico é o marco dessa aliança.
A Estrada do Pacífico, chamada também de
Rodovia Interoceânica liga
o noroeste do Brasil ao litoral sul do Peru, pelo Acre, BR-317, passa por Rio
Branco, Assis Brasil e do lado peruano Iñapari e depois possui duas rotas, uma
a oeste na rodovia PE-030, desde Nazca, depois Cuzco chegando ao porto de San
Juan de Marcona. A rota sul se subdivide em duas uma rumo ao lado Titicaca
chegando pela PE-034 até Matarani e a outra pela PE-036 até o porto de Ilo. A
transoceânica é muito importante. Disponível em: http://www.agencia.ac.gov.br/index.php/noticias/especiais/25126-estrada-do-pacifico-integra-economia-e-cultura-com-o-peru.html
Extraído em: 04/09/2013.
Disponível em: http://economia.ig.com.br/na-nova-estrada-brasilpacifico-o-progresso-e-via-de-mao-dupla/n1597074945819.html
Extraído em 04/09/2013.
Em 2003 Brasil e Peru assinaram um
memorando [1]
de entendimento sobre a cooperação em matéria de vigilância e proteção da
Amazônia. Nesse memorando o governo do Brasil ofereceu assessoramento e
cooperação técnicas necessárias que permitiram o acesso progressivo do Peru às
informações geradas pelo sistema de vigilância da Amazônia - SIVAM, assim como
a integração peruana ao sistema de proteção da Amazônia - SIPAM. Foi
estabelecida a cidade de Pucallpa, no Peru, como a base das operações que
permitiriam trocar, em tempo real, informações do radar na franja de fronteira
comum entre os dois países. (Memorandum de Cooperação na área de Vigilância entre
Brasil e Peru, Brasília, 2003).
Em viagem ao Peru em 2009 o então
presidente Lula manifestou apoio a proposta peruana que pretendia adotar um Protocolo de Paz e Segurança entre os
países-membros da UNASUL. Segundo essa Proposta de Paz, Segurança e Cooperação, os países da UNASUL reduziriam em 3%
suas despesas militares, cortariam em 15% os investimentos em compra de armas
ao longo de cinco anos e cooperariam para a criação de um corpo de segurança
regional parecido com os capacetes-azuis da Organização das Nações Unidas –
ONU. (O Estado de S. Paulo de 10 de novembro de 2009).
Em
junho deste ano de 2013 o ex-presidente Lula visitou o Peru e defendeu o
aumento do comércio entre Brasil e Peru, considerou que "o fluxo do comércio entre Brasil
e Peru é muito pequeno para o tamanho" das duas economias. As exportações
peruanas ao Brasil cresceram de US$ 217 milhões em 2002 até US$ 1,2 bilhão
anuais na atualidade. O presidente peruano Ollanta Humala declarou
que existe entre Peru e Brasil uma “aliança
natural”, que integra “um bloco bioceânico Atlântico-Pacífico, porque uma saída
natural do Brasil ao Pacífico é pelo Peru, e a projeção natural do Peru ao
Atlântico é pelo Brasil. Seria uma loucura não investir em sua
integração”. Disponível em:
http://operamundi.uol.com.br/conteudo/noticias/29284/lula+destaca+vantagens+de+alianca+estrategica+com+peru+assinada+em+2003.shtml
Extraído 04/09/2013.
Considerações finais
O estreitamento das relações com o Peru parece
fundamental ao Brasil, assim o avanço dos intercâmbios entre os dois países
deve ser uma das prioridades da Política Externa Brasileira, o contrário será
um equívoco do Itamaraty, afinal o Peru nos dá demonstrações de sua amizade e
principalmente neste momento de avanços da Aliança do Pacífico, é um amigo valioso
e que merece grande atenção. Aumentar a balança comercial, fomentar parcerias
nas áreas científicas e criar intercâmbios culturais entre os dois países é uma
questão estratégica para o Brasil. Esta é a uma grande proposição para que a
projeção continental brasileira avance frente à Aliança do Pacífico.
Bibliografia:
Alianza
Del Pacífico.
Disponível em: http://alianzapacifico.net/paises/paises-observadores/
extraído em 04/09/2013.
Alianza
Del Pacífico.
Disponível em: http://alianzapacifico.net/que_es_la_alianza/valor-estrategico
extraído em 04/09/2013
BRAYAN, Samuel. Estrada do Pacífico integra economia e cultura com o
Peru. 21/06/2013, Disponível em:http://www.agencia.ac.gov.br/index.php/noticias/especiais/25126-estrada-do-pacifico-integra-economia-e-cultura-com-o-peru.html
extraído em 04/09/2013.
CARVALHO, Pedro. Na nova estrada
Brasil-Pacífico, o progresso é via de mão dupla. 12/07/2011,
Disponível em:
Lula destaca vantagens de aliança estratégica
com Peru assinada em 2003, 05/06/2013, Disponível em: http://operamundi.uol.com.br/conteudo/noticias/29284/lula+destaca+vantagens+de+alianca+estrategica+com+peru+assinada+em+2003.shtml
Extraído
em 04/09/2013.
[1] MEMORANDUM DE ENTENDIMIENTO ENTRE LOS GOBIERNOS DE LA REPUBLICA DEL PERU Y
DE LA REPUBLICA
FEDERATIVA DEL BRASIL SOBRE COOPERACION EN MATERIA DE
VIGILANCIA Y PROTECCION DE LA
AMAZONIA
Comentários
Postar um comentário